segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CORREÇÃO DE EXERCÍCIO DE REVISÃO PRIMEIRO ANO


 FEUDALISMO
01 - O que é feudalismo?
R - Feudalismo foi um tipo de organização política, social e econômica que caracterizou a Europa em boa parte da Idade Média
02 – Como era caracterizado  o sistema feudal  no período medieval?     R - , caracterizado por um poder Centralizado  nas mãos  dos senhores de terra, que administravam suas vilas da forma que achavam melhor;  pela produção agrária autosificiente voltada para o consumo  e pela importância e força  da Igreja Católica
03 -  Qual o significado de feudo? E Como era dividido?
R - O feudo era a unidade de produção do feudalismo e estava sob o domínio de um senhor feudal, sendo dividido dividido em manso senhorial(de uso exclusivo do senhor feudal      ), manso servil(  parte arrendada aos servos  ) e manso comuna (   , terras comuns a todos, como bosques e pastos).  Também contava com uma igreja ou capela para orações.
04 – Como era dividida a Sociedade Feudal?
R - Sociedade feudal  -  era composta de três grupos principais: o clero ( rezar e assegurar a salvação), a nobreza ( lutar para defender a população) e os camponeses( trabalhar para o sustento de todos) .      A posição social não dependia totalmente do nascimento. A Igreja possibilitava alguma forma de ascensão e mobilidade, ainda que pequena.
05 -  Em que estava baseado o trabalho na sociedade Feudal?
R – O  trabalho na sociedade Feudal estava baseado na servidão
06 – A sociedade Feudal baseava-se na existência de dois grupos sociais principais. Quais eram esses grupos?
R – A Sociedade Feudal baseava-se  na existência de dois grupos sociais principais; SENHORES E SERVOS
07 – Porque se diz que a sociedade no sistema Feudal era estamental ?
R – a Sociedade Feudal  pode ser caracterizada  estamental uma vez que  as categorias eram claramente definidas e não era comum haver qualquer tipo de   mobilidade
08 – Quem era o Suserano e o Vassalo no sistema feudal?
R - O sistema feudal funcionava através da concessão de terras entre nobres, Um senhor de terra, chamado suserano, concedia a terra a outro, chamado vassalo. Ao receber a terra, o vassalo jurava fidelidade ao suserano.  Suseranos e vassalos estavam ligados por obrigações, pois os vassalos deviam serviço militar ao suserano. Este, por sua vez, oferecia proteção militar ao vassalo.

Correção do  Exercício de Fixação sobre  A IGREJA  E A CULTURA  NO PERÍODO MEDIEVAL ( da pg. 210 a  216)
01 -   O que se deu com  o Cristianismo após a desagregação do Império Romano do Ocidente.
R – Esse fato veio contribuir para a forte religiosidade que marcou a mentalidade medieval, quando a Igreja  passa  a se organizar com o objetivo de zelar pela a unidade dos princípios da religião Cristã

02 – Quais os valores eram impostos às pessoas pelos membros da Igreja Medieval?

R – Passividade  e subordinação dos homens comuns perante do Senhor Espiritual( Clérigos), encarregados da proteção das almas, e do Senhor feudal, que garantia a segurança dos corpos.

03 – O que era Poder Temporal?

R -  Por ser a Igreja grande proprietária de terras, defendia o Poder Temporal, que valorizavam os bens materiais terrestres.
04 – O que você entende por Celibato, e  qual seu objetivo?
R – A Igreja medieval temendo ter que dividir seus bens em caso  de casamento de seus membros( Clérigos) , instituiu o Celibato, proibindo o casamento dos seus membros.

05 – O que era Clero Secular e Clero Regular?
R – Clero Secular defende a valorização  das coisas terrestres e o Clero Regular baseia-se nas regras ou votos, de castidade, pobreza e silêncio

06 – O que foi O cisma do Oriente?
R – O Cisma do Oriente consistiu na divisão da Igreja  em dois ramos, no ano de 1054, originando  a Igreja Ortodoxa( Oriente) e a  Igreja Católica Apostólica Romana ) Ocidente), com sede em Roma.

07 – O que você entende por Teocentrismo Cultural?

R – Teocentrismo  Cultural significou  o predomínio e monopólio da cultura através da Igreja Medieval, caracterizada  pela intensa religiosidade influenciando a mentalidade das pessoas dessa época.
08 -  Quem foi Santo Agostinho e quais suas ideias e obras?
R -  Santo Agostinho, que viveu entre 354 e 430,  foi um dos filósofos medievais preocupado basicamente  com assuntos  doutrinais cristãs, que se destacou momo sendo  um dos doutores da Igreja, sendo autor de Confissões e Cidade de Deus.

09 -  O que foi o Iluminismo?

R – Iluminismo  Foi um movimento  de valorização da racionalidade, ou seja,  a busca de verdades independentes das verdades  religiosas.

10 -  Porque  a Pintura e a escultura medieval  europeia possuíam  um papel educativo?
R - Pintura e a escultura medieval  europeia possuíam um papel educativo devido ao fato  de apenas poucas pessoas terem  acesso  à leitura, sendo a línguas latina a forma  de comunicação  da época. Assim sendo,  a Pintura e a  Escultura exerciam um papel contemplativo e de interpretação sem a necessidade da leitura oficial.
11 – Quais foram  os principais monumentos arquitetônicos desse período e qual seu estilo?

R -  A religiosidade  também foi refletida na Arquitetura medieval, sendo as igrejas os principais monumentos arquitetônicos desse período, sendo e o estilo  que mais se destacou, o  Românico, que teve seu auge nos séculos XI /  XII

12 – Em que áreas do conhecimento se destacaram os árabes?

R – Os bizantinos e, principalmente, os árabes  se destacaram  na Astronomia, Medicina  e Matemática( algarismos arábicos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário