segunda-feira, 26 de novembro de 2012
UCA - Um Computador por Aluno, em Escola de Ponta da Serra
Neste sábado, 24.11, pela manhã aconteceu mais uma aula do Curso de formação do Projeto UCA - Um Computador por Aluno, para todos os professores da Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino, em Ponta da Serra, ministrado pelas professoras Karla e Renata, da UFC.
NOTA: o Professor Toinho é o fotógrafo
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Estágio da professoranda Jordânia
Encerrando no dia de hoje, 21.11, seu estágio de conclusão do curso de História da Urca, a jovem
estudante Jordânia Martins da Silva, que esolheu a Escola de Ensino Médio Joaquim Valdevino de Brito
para a realização desse seu estágio. Ela se saiu muito bem pela sua desenvoltura tanto no domínio
dos conteúdos como na sua forma de explaná-los.A mesma contou com a colaboração do Grupo gestor, do professor titular e dos alunos.
Parabéns pra você: Maria Fernanda
Parabéns para a jovem Maria Fernanda Cavalcante Leite aniversariante
deste dia 21,11. Ela é aluna do 1D da Escola Joaquim Valdevino de Brito, do turno da
tarde, tando recebido a homenagem tradicional do "parabéns pra você" por parte dos seus
colegas de classe, na tarde deste mesmo dia.
1D DO JVB VISITARÁ MUSEU DO GONZAGÃO EM EXU -PE
Neste dia 24.11 os alunos do primeiro ano D - Turno Tarde da Escola Joaquim Valdevino
estarão indo até a cidade de Exu- PE para conhecerem de perto o Museu do Gonzagão.
A aula de campo está sob a coordenação do Professor João Paulo de Carvalho.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Alunos da Escola Joaquim Valdevino de Brito premiados pelo resultado do Spaece recebem computadores
Os alunos da Escola Joaquim Valdevino Airton Mascena Dias, Damião Lino da Silva, Diogo Salviano, Edson Paulino de Alcântara,
Isabel Oliveira Monteiro, Luiza Genis Oliveira de Souza e Paulo David Rodrigues de Souza receberam
na noite desta quarta-feira ( 14.11) a premiação de um computador para cada, por suas colocações no Spaece 2011.
e o Violão do Cícero Alves, que é o coordenador pedagógico da referida escola.
Para a entrega dos prêmios duas representantes da Crede 18
Presente ao evento o grupo gestor da escola, professores e funcionários, alunos e pais ou representantes.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
QUESTÕES COM DESCRITORES DO SPAECE – LINGUA PORTUGUESA - PRIMEIRO ANO
QUESTÕES COM DESCRITORES DO SPAECE – LINGUA PORTUGUESA - PRIMEIRO ANO
O feudalismo marcou a idade média deixando a sociedade totalmente agrária e isolada, com poder descentralizado, senhores feudais e servos.
O feudalismo surgiu com as invasões bárbaras no Império Romano do Ocidente que espalhado por toda a Europa, mudando totalmente o sistema adotado na época, com o fim do Império Romano as terras foram divididas entre os nobres, que receberam o título de senhores feudais.
Aos poucos a política foi ficando cada vez mais descentralizada e a economia voltada somente para a agricultura de subsistência e com trabalho dos servos, que trabalhavam em troca de um pedaço de terra para morar e proteção dos senhores feudais.
Uma das principais características do feudalismo é a relação de vassalagem e suserania, os suseranos eram os que ofereciam um pedaço de terra aos vassalos, esses deviam oferecer como pagamento sua fidelidade ao feudo e também todo o seu trabalho.
Os senhores feudais eram os responsáveis por todos os poderes, já que eram donos de toda a terra dos feudos. Todas as pessoas tinham suas funções dadas pelo nascimento, o que caracteriza uma sociedade feudal estática, onde a mobilidade social é quase nula.
Existiam a nobreza, que era formada pelos senhores feudais, cavaleiros, condes e viscondes, o clero, que era formado pelos membros da Igreja Católica e os servos que eram os camponeses e artesãos.
01 – (D-6) Identifique o tema do texto acima:
a) Imperialismo Romano
b) Feudalismo ( na Idade Média)
c) Vassalagem
d) Suserania
02 – (D-3) – A palavra agrária se refere a:
a) Industria
b) Comércio
c) Serviços
d) Agricultura
03 – (D-3) A palavra estática quer dizer:
a) Parada
b) Em movimento
c) Em ascensão
d) Com mobilidade
ATIVIDADES COM OS DESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA
É PRECISO PARAR DE PRENDER Evandro Lins e Silva
Toda vez que a violência aumenta, as pessoas tendem a clamar por medidas punitivas mais rigorosas para os transgressores das leis. Pedem a pena de morte para os mais perigosos e cadeia para todos quanto saiam do trilho da conduta determinada pela legislação em vigor. Essa é uma reação instintiva e nada racional. Ninguém ignora que hoje no Brasil a prisão não regenera nem ressocializa as pessoas que são privadas da liberdade por terem cometido algum tipo de crime. Ao contrário, é de conhecimento geral que a cadeia perverte, corrompe, deforma e embrutece. É uma fábrica de reincidência e uma universidade às avessas, onde se diploma o profissional do crime. A prisão, essa monstruosa opção, perpetua-se ante a insensibilidade da maioria como uma forma ancestral de castigo. Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou. Os egressos do cárcere estão sujeitos a uma outra terrível condenação: o desemprego. Pior que tudo, são atirados a uma obrigatória marginalização. O ex-condenado só tem uma saída: incorporar-se ao crime organizado. A sociedade, que os enclausurou sob o pretexto hopócrita de reinseri-los em seu seio, os repudia.
Os partidários da volta a métodos bárbaros de repressão não entendem que estão transformando homens em feras e aumentando a legião de desajustados. Eles têm conquistado muito terreno no Brasil, nos últimos tempos, com a prisão cautelar que atinge os inocentes e serve de pretexto para a prática de constantes abusos de poder, e a agravação de penas para crimes hediondos. Procura-se criar uma atmosfera de pânico, que oferece ensejo`a pena de morte. Nenhum desses pregoeiros da repressão pensa na prevenção dos delitos, no atendimento aos menores abandonados, na criação de condições sócios-econômicas que impeçam a geração de novos delinquentes.
EXPLORANDO O TEXTO
04 - 01. (D-15) Assinale a alternativa que contenha uma afirmação mais verdadeira sobre o texto apresentado:
a. O autor não elabora um esquema argumentativo convincente sobre o sistema penitenciário no Brasil.
b. O autor não fundamenta o conteúdo das suas ideias com dados de observação sobre o sistema penitenciário no Brasil.
c. O autor critica severamente o sistema penitenciário no Brasil com um raciocínio lógico apresentando causas e efeitos que justificam o seu posicionamento.
d.O autor apoia-se meramente numa visão subjetiva ao condenar o sistema penitenciário vigente no Brasil.
e. O autor evidencia sempre seu ponto de vista com simples opinião.
05 - 02. (D-13) Do texto depreende-se que a sociedade é hipócrita pelo fato de:
a. reintegrar plenamente o ex-condenado ao seu seio.
b. oferecer ao detento condições favoráveis à sua recuperação.
c. mascarar a discriminação aos ex-condenados, enquanto finge aceitá-los.
d. procurar criar condições sócio-econômicas a fim de sanar a delinquência juvenil.
e. ser favorável à opressão do contingente de desajustados e criminosos.
06 - 03.(D-19) No segundo parágrafo, o autor se utiliza de expressão "pregoeiros da repressão." Aponte a alternativa em que se verifica, no texto, outra expressão de sentido equivalente:
a."egressos do cárcere"
b."profissional do crime"
c. "transgressores da lei"
d. "legião de desajustados"
e. "partidários da volta a métodos bárbaros"
07 - 04. (D-03) No trecho: "Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou." O termo "positivamente" no contexto do parágrafo equivale a:
a. definitivamente
b. necessariamente
c. eventualmente
d. principalmente
e. normalmente
08 - 05. (D-01) Segundo o autor, a criação de uma atmosfera de pânico na população terá com consequência a :
a. "prática de constantes abusos do poder."
b. "proposta legislativa do retorno à pena de morte."
c. "prevenção dos delitos."
d. "agravação de penas para crimes hediondos".
e. "criação de condições sócio-econômicas.
09 - 06. (D-01) Para o auator, o desemprego dos ex-condenados obriga-os à:
a. reintegração no mundo da criminalidade.
b. volta da política de ajuda mútua.
c. prática de métodos bárbaros de repressão.
d. reincidência de comportamentos racionais.
e. procura de alternativas viáveis no campo de trabalho.
Na frase:
10 - 07.(D-21) Alô, Joana, está tudo bem por aí?
O recurso estilístico utilizado na frase quanto a função de linguagem é:
a.função referencial
b.função fática
c.função referencial
d.função poética
e.função emotiva
NOTA: RESPONDER NO CADERNO, VALENDO PONTO
Assinar:
Postagens (Atom)